PRONTO ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO:

Texto: Jornalista Guilherme Vinicius

Muito além da saúde mental: acolhida, a liberdade, o resgate da dignidade e o tratamento diferenciado

PRONTO ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO foi fundado pelo médico Dr. Júlio César de Almeida Barros em 1987 na cidade de Conselheiro Lafaiete há 85 km de Belo Horizonte. Com quase 30 anos de fundação, o local é fruto do pioneirismo e a visão de seu criador com a introdução e a prática de novos métodos, novas premissas e novos conceitos no tratamento da saúde mental na região e em Minas.

Com uma área de 1.400 m², o clima de tranquilidade e de paz, em meio ao paisagismo moderno e bucólico, a estrutura e localização da clínica favorecem a recepção e acolhida dos pacientes e suas famílias. O local é adequado para consultas, tratamento e internação com diversos ambientes, como salas, espaço para dinâmicas e reuniões, dormitório, área de lazer, jogos, refeitório que favorecem a convivência, relaxamento e harmonia. O ambiente já interage os pacientes.

Diferente das clínicas tradicionais ou mesmo do tratamento público, PRONTO ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO prima por uma assistência médica humana baseada em valores como a liberdade, a diversidade, individualidade, a autonomia e a dignidade do ser humano, resgatando as potencialidades dos pacientes e buscando o envolvimento familiar através de dinâmicas de grupos e efetiva participação no tratamento.

Quem explica com mais detalhes é o psiquiatra e fundador da clínica. “Temos aqui uma acolhida diferenciada e personalizada para cada tipo de paciente. Antes de iniciar qualquer tratamento levamos o paciente e família para terapias em grupo para o próprio conhecimento e aceitação da doença. Este ambiente de sintonia favorece o tratamento e a evolução do paciente”, comenta Dr. Júlio Barros.

O propósito e a prática da clínica vão além do atendimento na saúde mental. Antes das consultas, os pacientes e familiares são encaminhados a terapias individuais e de grupos. As dinâmicas de grupos que acontecem diariamente promovem a sinergia entre os pacientes e seus familiares nas quais são abordados os mais diversos assuntos relativos ao tratamento como medicação, priorizando a convivência, cooperação, harmonia e troca de experiência.

As dinâmicas são horizontais onde o paciente interage e até mesmo sugere temas ou mesmo inicia as conversas. Vídeos, documentários, filmes e técnicas de relaxamento são utilizados nas práticas terapêuticas de grupo. Este sim é o grande diferencial da clínica com um serviço integral de saúde mental para que o paciente expresse suas potencialidades melhorando sua qualidade de vida e com quem ele convive. O diagnóstico do paciente amplia o conhecimento da doença facilitando a eficácia do tratamento. Por isso conhecer o ambiente familiar é primordial no inter-relacionamento médico/paciente.

Dentro de novos conceitos de tratamento, a clínica oferece uma gama de serviços especializados que vão desde a consulta, terapia, internação residências terapêuticas, tratamento de pacientes em crise/surto, dependência química e agora também com moradia assistida para grupos de terceira idade. Há também a internação continuada onde o paciente pode morar na clínica e usufruir de seus serviços com liberdade de ir e vir.

Para prestar e oferecer estes serviços especializados para uma ampla e diferenciada clientela, desde particular e uma série de convênios, na área da saúde mental, PRONTO ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO conta com uma equipe multidisciplinar entre 6 enfermeiros e técnicos em enfermagem, uma psicóloga, dois médicos psiquiatras e uma secretária. A dedicação e envolvimento dos profissionais é uma dos diferenciais no atendimento da clínica que funciona oferecendo um atendimento 24 horas com urgência e emergência.

Poucas clínicas em Minas e no Brasil oferecem este tipos de serviços com os princípios e visão de atendimento que respeita a soberania e a independência do paciente em suas próprias escolhas como também regastando a responsabilidade da família no papel preponderante na melhoria da qualidade de vida do assistido, retornando-o ao seio da sociedade para o convívio autônomo, humano e fraterno.

Por isso a clínica trabalha com a internação voluntária, isto é, a liberdade de escolha do próprio paciente,contribuindo com o indivíduo para o exercício de sua independência e melhoria de sua qualidade de vida e para o aprimoramento da psiquiatria. Assim o tratamento também permite compartilhar e desenvolver o conhecimento na área.

Por isso que no PRONTO ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO o tratamento vai MUITO além da saúde mental.